O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, tem feito com que o município ganhe destaque em Mato Grosso quando assunto é cobertura vacinal. No último dia 30, o município recebeu o prêmio “Ouro” e mais R$ 500 mil do prêmio Imuniza Mais MT, por ter atingido os índices preconizados pelo Ministério da Saúde. Campo Verde foi o único município do estado com população entre 30 mil e 100 mil habitantes a ser premiado.
Na manhã de hoje (21), o telejornal Bom Dia MT, exibido pela TV Centro América para todo o Mato Grosso, destacou o município como exemplo positivo no alcance dos índices de vacinação no estado. O município se destacou por ter superado 90% na aplicação de 14 imunizantes que constam no calendário nacional de vacinação.
O desempenho da imunização em Mato Grosso está sendo acompanhado pelo Ministério Público Estadual, que poderá punir os responsáveis pela vacinação nos municípios que não apresentarem o desempenho esperado. O Índice preconizado pela Organização Mundial da Saúde é de 95%. Há municípios em Mato Grosso que imunizou apenas 16% de sua população infantil contra a paralisia infantil. A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, foi aplicada em apenas 23,2% da população em um dos maiores municípios do estado.
Para que Campo Verde superasse os índices determinado pelo Ministério da Saúde, diversas ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme explicou a secretária e vice-prefeita, Edna Queiroz da Silva.
De acordo com ela, entre as ações adotadas estavam o horário estendido nas unidades básicas de saúde e na sala de vacinação; o uso de unidade móvel, vacinação em domicílio, em escolas e creches, e entrega de prêmios as crianças que estão com o esquema vacinal completo.