Na última sexta-feira (3), uma comitiva de Campo Verde liderada pelo prefeito Alexandre Lopes de Oliveira e composta por representantes do agronegócio, da indústria, do comércio, de entidades representativas, vereadores e secretários municipais percorreu a MT-140, entre a BR-070 e a BR-163 com o objetivo de observar o andamento das obras de pavimentação da rodovia e produzir um relatório que será enviado ao Governo do Estado. No trecho em obras, apenas 2 quilômetros faltam ser pavimentados e uma ponte está em fase de conclusão.
“É algo muito importante para o Estado de Mato Grosso, sobremaneira para o Município de Campo Verde”, destacou o prefeito Alexandre. “Parabéns ao Governo do Estado de Mato Grosso em realizar essa obra que fará tão bem a esse entorno, mas, principalmente a Campo Verde e toda a região”, reiterou ele.
Corredor logístico – Alexandre ressaltou que a pavimentação transformou a MT-140 em um dos mais importantes corredores de escoamento da produção agrícola de duas das mais destacadas regiões produtoras de Mato Grosso, que é o Médio-Norte e o Sul do Estado.
Ele enfatizou ainda que pela rodovia deverão circular mais de 5 milhões de toneladas de produtos agropecuários e que a MT-140 será um importante complemento logístico para a ferrovia Senador Vicente Vuolo, que terá um terminal de carga e descarga em Campo Verde.
Para o prefeito de Nova Mutum, que, acompanhado por vereadores do Município, recepcionou a comitiva de Campo Verde, Mato Grosso está vivendo um momento especial. “Nosso estado [está] num momento de transformação, de ‘virada de chave’, um momento secundário, principalmente da agricultura, já passando para a fase de industrialização, e é preciso ter essas opções de logística aqui dentro do nosso estado” enfatizou o gestor.
Mais rapidez – Fazer o trajeto entre Campo Verde, localizado na região Sul de Mato Grosso, às margens da BR-070 e Nova Mutum, no Médio-Norte de Mato Grosso, às margens da BR-163, agora está muito mais rápido.
Com as obras da pavimentação da MT-140 praticamente concluídas, o trajeto de aproximadamente 335 quilômetros entre as duas cidades, que passa ainda por Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Santa Rita do Trivelato, pode ser feito, de carro, em cerca de 4h.
A redução do tempo de viagem já está beneficiando empresas que operam na região do Médio-Norte mato-grossense e no Sul do Estado. Caminhões, que antes, utilizando a rota da rodovia BR-163, passando por Cuiabá, demoravam cerca de 12 a 13 horas para concluir o trajeto, pela MT-140 estão demorando cerca de 7 a 8 horas para vencer a distância entre as duas regiões.