As estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde para atingir as metas estipuladas pelo Governo Federal para as campanhas de vacinação, garantiram ao município, pelo segundo ano consecutivo, o “selo ouro” e um prêmio de R$ 500 mil do Programa Imuniza mais MT. Campo Verde foi único município com população acima de 30 mil habitantes a ser contemplado com o “selo ouro” do Programa.
Falando em nome dos prefeitos durante a cerimônia de entrega das premiações realizada nesta segunda-feira (30) no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e que contou com a presença do governador Mauro Mendes e do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira salientou que o prêmio instituído pelo Governo é importante, no entanto, o fundamental é a imunização, a proteção da população alcançada com a imunização.
“Para nós, mais uma vez, é uma satisfação poder conquistar esse prêmio, e dizer ao Governo do Estado, em nome do nosso governador Mauro Mendes, do secretário Gilberto, que incentivos como esses são muito importantes. Parabéns, por fazer com que os municípios resgatem as suas performances. E nesse momento nós estamos vendo o quanto é importante fazer com que as estratégias de cada município sejam colocadas, mas, os resultados disso é fazer com que nossas metas sejam alcançadas”, destacou Alexandre.
Para que Campo Verde atingisse as metas do Ministério da Saúde nas campanhas de vacinação durante o ano de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde adotou estratégias como horários estendidos na Sala de Vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde, busca ativa, vacinação nas creches e em domicílio; além de distribuição de prêmios às crianças que foram imunizadas e àquelas que estão com o cartão de vacina em dia.
“Estamos muito felizes”, disse a secretária municipal de Saúde e Vice-prefeita Edna Queiroz da Silva. “É uma conquista muito importante, mas principalmente por sabermos que a população está imunizada, que é uma questão de cuidado [de] prevenir. Esse prêmio nós dedicamos a toda população de Campo Verde pela confiança e estimulamos para que continuem vacinando. Vacinar previne inúmeras doenças seríssimas”, ressaltou a secretária e vice-prefeita.
Edna salientou que o prêmio em dinheiro recebido pelo Município, e que já está na conta da Secretaria Municipal de Saúde, será aplicado de forma a incrementar ainda mais o atendimento de saúde ofertado à população.
O governador Mauro Mendes ressaltou que o prêmio Imuniza Mais MT, criado em 2020, está proporcionando que o Estado recupere seu sistema de vacinação e permitindo uma maior cobertura vacinal à população. “Parabenizo os prefeitos, prefeitas, secretários e servidores da saúde dos municípios premiados”, disse ele. 23 municípios receberam a premiação oferecida pelo programa em quatro categorias, de acordo com seus extratos populacionais: até 10 mil habitantes, de 10 a 30 mil e acima de 30 mil. No total, o Governo de Mato Grosso distribuiu R$ 3,2 milhões em prêmio.