Como forma de homenagear uma das figuras mais emblemáticas e importantes no setor cultural de Campo Verde, e do Mato Grosso, a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Esporte passou a denominar o Festival de Teatro de Campo Verde como Festival de Teatro Tia Elair, em homenagem à Elair Xavier que durante anos esteve à frente da cena teatral local contribuindo com a formação de inúmeros talentos e com a organização de vários eventos de destaque.
Neste ano, de acordo com a Secretaria de Cultura, Lazer e Esporte, o Festival, que está em sua 16ª edição, terá uma premiação de R$ 36 mil dividida nas categorias Regional e Panorama. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9XgUkh0zZjlvhh8JX-uuFUwv2FcTwng9tSlUYggc-NH6GRQ/viewform?pli=1. O Festival de Teatro Tia Elair será realizado entre os dias 20 e 24 de novembro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Esporte, a categoria Panorama é aberta a grupos teatrais amadores de Campo Verde e de cidades da região. Já a Panorama é destinada apenas a grupos de escolas públicas e privadas de Campo Verde.
Quem foi Tia Elair? – Nascida em Lagoa Vermelha (RS) em 1954, chegou a Campo Verde em 1997, onde trabalhou na Biblioteca Pública Municipal e foi coordenadora de Cultura entre os anos de 1998 e 2010.
Atuante no cenário teatral, com seu trabalho fez com que o Grupo Raio de Luz ganhasse destaque em Mato Grosso, tendo sido inclusive, campeão estadual. Articulou também a criação do Grupo Fênix de Teatro e Canto, e teve atuação destacada na organização do carnaval de rua de Campo Verde e nos concursos para a escolha da rainha e das princesas da Expoverde.
Por seu trabalho em favor das artes cênicas, Elair Xavier recebeu Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Campo Verde e foi agraciada com o título de Cidadã Mato-grossense, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Foi também vice-presidente da Federação Mato-grossense de Teatro.
Elair faleceu de Covid-19 em 2021, quando já estava aposentada e se dedicando apenas à poesia.