De sábado (26) até o próximo dia 2, Campo Verde será a “casa” da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino Sub17. Na manhã deste sábado, a equipe, que tem como treinadora a ex-jogadora Fofão iniciou os treinamentos.
Os trabalhos começaram às 8h00, com as atletas, que têm entre 13 e 15 anos, divididas em dois grupos. Enquanto um cuidava da parte física na academia UpFit, outro treinava a parte técnica (fundamentos) no Ginásio Municipal de Esportes Joubert Izaías Romancini. Após uma hora e meia ordem foi invertida.
A vinda da equipe para Campo Verde partiu de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Esporte e o objetivo, de acordo com o secretário Clemilson Carvalho, é aproveitar toda a estrutura existente no Município e ao mesmo tempo fomentar a prática de esporte entre crianças, jovens e adultos. “Em se tratando de Seleção Brasil, de qualquer categoria, é um evento grandioso”, enfatizou. “A vinda dessa seleção vai abrir portas para trazermos mais grandes eventos. Esse é o nosso grande objetivo: fomentar o esporte e também dar um presente para nossas crianças, porque isso aqui é um espelho, temos a Fofão, que começou em uma escolinha de vôlei e chegou a ser campeã olímpica”, completou.
A técnica Fofão destacou que a vinda da Seleção para Campo Verde é importante para proporcionar novas experiências às atletas. “Acho que é sempre importante a gente sair da nossa casa e ir para outro lugar para termos a oportunidade de fazer uma semana de treinamento mais tranquilo”, completou. “Eu acho que isso, para a preparação para o campeonato, é muito importante”, acrescentou a treinadora.
Ela destacou também à receptividade ofertada à seleção. Salientou que todas – atletas e comissão técnica – estão à vontade e que esse ambiente contribui para aumentar a concentração visando a competição que será disputada em Lima, no Peru, entre o final de setembro e o início de outubro.
Fofão destacou também a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Esporte em trazer a Seleção para Campo Verde. “Eu acho muito importante. A gente fica feliz pelo convite. É sempre muito bom a gente poder ter essa oportunidade de vir para um lugar aonde nos oferecem o melhor da cidade. A gente está sendo muito bem acolhidas aqui e tenho certeza que vai ser muito importante essa preparação aqui em Campo Verde. Quando chegar no final, a gente vai sempre agradecer ter passado por aqui e o acolhimento de todas”, disse a treinadora.
Fofão comentou ainda que a presença da equipe brasileira em Campo Verde serve como fonte de inspiração para que crianças, jovens e adultos pratiquem esportes. “A gente traz um grupo muito jovem aonde são o futuro do Brasil, o futuro do voleibol. São jogadoras que têm um sonho e com certeza muitas outras meninas que vão ver essas meninas aqui, treinando, motivadas, vai trazer inspiração para elas”.
A treinadora ressaltou a qualidade da estrutura ofertada e a atenção que está sendo dispensada à delegação. “Desde que foi conversado que viríamos aqui não deixaram faltar nada pra gente. Estão sempre à disposição para nos oferecer o que a gente precisa e a gente está encontrando tudo que é necessário para fazermos um bom trabalho”, frisou.
Um dos destaques da equipe, a levantadora Mariana falou da expectativa de realizar uma semana de treinamentos em um ambiente diferente daquele ao qual as atletas estão acostumadas. “Que a gente consiga apresentar o que a gente sabe mesmo estando em outro lugar fora da nossa [zona] de conforto”, disse ela. Em relação ao Sul Americano, a atleta frisou que o time está empenhado e treinando bem, com dedicação para apresentar o melhor durante a competição.
Nicanor Lopes dos Reis Filho, presidente da Federação Mato-grossense de Voleibol, acompanhou o início dos treinamentos da Seleção no Ginásio Joubert Izaías Romancini e agradeceu à Prefeitura de Campo Verde pela iniciativa de trazer o time brasileiro para um período de treinamento na cidade. Segundo ele, a vinda da equipe para o município faz parte de um projeto da Confederação Brasileira da modalidade de levar o voleibol para o interior do país. Nicanor ressaltou que experiência como esta ajuda na formação das atletas.
“Para essa categoria é muito importante essa relação com a viagem, ir para um local diferente”, frisou. “A vinda aqui é importante para a construção dessa nova Seleção. O município de Campo Verde está tendo a oportunidade de ver as futuras estrelas do voleibol brasileiro”, ressaltou. “E essa iniciativa da Prefeitura, do prefeito Alexandre e toda sua equipe, foi indispensável. É a primeira vez que está vindo uma Seleção de base para Mato Grosso e a gente fica feliz de estar tendo (sic) essa parceria do Município de, vamos dizer assim, estar auxiliando no desenvolvimento do voleibol brasileiro”, salientou.
Secretário Adjunto de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, Davi Moura também destacou que a vinda da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino Sub17 é um elemento motivador para o esporte em Mato Grosso. “Eu não tenho dúvida que isso motiva e incentiva todas as modalidades, não só a galera do vôlei. A gente precisa de ídolos para fazer a nossa juventude acreditar que é possível e mostra que a gente está vivendo em Mato Grosso, liderado pelo nosso governador Mauro Mendes, um crescimento do estado, e o esporte está acompanhando esse crescimento”, disse ele.