A Secretaria Municipal de Agricultura, Regularização Fundiária, Habitação e Meio Ambiente de Campo Verde continua com o cadastramento para a castração animal, que pode ser feito até o final de agosto na sede do órgão, localizado na Rua Rio de Janeiro, atrás do Hospital Municipal Coração de Jesus.
Podem ser cadastrados animais de famílias que sejam atendidas por algum programa da Secretaria Municipal de Assistência Social ou que comprovem renda de até R$ 3 mil mensais. Das 80 vagas que estão sendo disponibilizadas, apenas 38 haviam sido preenchidas até esta quarta-feira (9).
O programa de castração foi lançado pela Prefeitura Municipal em janeiro e visa controlar a natalidade em animais que, mesmo tendo donos, perambulam pelas ruas da cidade causando transtornos e risco de transmissão de zoonoses. Nesta etapa serão atendidos moradores dos bairros Jardim Campo Verde I e II, Eckert e Bela Vista.
A castração, segundo especialistas, traz vários benefícios para os animais, como a redução de casos de câncer de mama, de próstata e de testículos; diminui a marcação territorial, aumenta a docilidade, diminuiu o risco de fugas e elimina o cio nas fêmeas.
Conforme o que determina o programa, podem ser castrados um cão e um gato maiores de 6 meses por família ou dois cães ou dois gatos. Nas duas etapas do programa realizadas até agora, foram castrados 250 animais.