Em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (6), a unidade estendida do Senai em Campo Verde fez a entrega dos certificados de qualificação a 180 alunos que concluíram 13 cursos nas áreas de gestão contábil e financeira, administrativa, recursos humanos, informática, manutenção de computadores, eletricista industrial, confeitaria e manutenção de máquinas agrícolas.
Os cursos foram ministrados dentro do Programa Qualifica Campo Verde, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Verde em parceria com o Senai e que visa garantir a formação de mão-de-obra qualificada para atender as novas empresas que estão se instalando no munícipio.
“E depende muito disso, desse processo de desenvolvimento e crescimento, justamente esse processo de formação da mão-de-obra”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Soares. “E o programa Qualifica Campo Verde, em parceria com o Senai, faz parte desse processo”, completou.
A proposta do programa e do Senai é qualificar mais 800 pessoas ainda este ano nas mais diversas áreas de atuação.
“Para nós é muito importante esse momento, estar entregando 180 pessoas formadas no município de Campo Verde”, destacou a gerente do Senai, Ana Carolina Bononi. Os cursos, informou ela, tiveram início em 2022.
Ana Carolina informou ainda que a unidade estendida do Senai em Campo Verde está com inscrições abertas para a formação de quatro turmas nas áreas de alimentos e bebidas, operador de retroescavadeira, logística e costura industrial. “E até o final do ano nós temos uma programação de abrir mais dez novas turmas ou curso através do Programa Qualifica Campo Verde”, informou ela.
O secretário municipal de Administração Claudilei Borges, teve participação destacada na implantação da unidade estendida do Senai em Campo Verde e, de acordo com ele, o momento é de satisfação em ver que os primeiros resultados de todo o esforço despendido no início do processo estão sendo colhidos.
“E [ter] um parceiro como o Senai, que está junto com a Prefeitura, realizando todos esses cursos, treinando, qualificando essas pessoas é muito satisfatório, porque a gente sabe que [com] o que foi investido de tempo, trabalho, material; esse suporte, essas pessoas vão sair prontas para o mercado de trabalho, para ter uma transformação de vida, buscar coisas melhores”, disse o secretário Claudilei Borges.
Um exemplo do que disse o secretário é o contador Marcos Benedito da Silva Lima, que concluiu o curso de manutenção de computadores e, agora, além de fazer a manutenção das próprias máquinas, se tornou professor do Senai. Para ele, os cursos ofertados pela instituição são meio caminho andado para o ingresso no mercado de trabalho.
“Quando você fala que fez um curso no Senai, as empresas, as pessoas em geral sabem que foi algo muito bem feito, porque é uma empresa que zela muito pelo aprendizado que dá para os seus alunos”, enfatizou.
O prefeito Alexandre Lopes destacou que Campo Verde tem crescido nas mais variadas áreas e que a qualificação é primordial para atender a demanda por mão-de-obra e para o ingresso no mercado de trabalho. Ele ressaltou que esse detalhe foi percebido pela Administração Municipal, que buscou a parceria com o Senai para garantir o acesso à formação profissional à população.
“É o Município de Campo Verde entendendo esse momento de crescimento e antecipando essa qualificação para que, no momento oportuno, nós possamos fazer a união entre a necessidade do trabalho, das vagas de trabalho com esses profissionais devidamente qualificados, melhorando assim a sua renda, a sua estabilidade [financeira] e fazendo com que esses postos de trabalho possam ser preenchidos por pessoas devidamente qualificadas”, disse o prefeito.