No mês em que o mundo se veste de rosa para chamar a atenção sobre a importância dos cuidados e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino, Campo Verde dá um importante passo para que, cada vez mais, as mulheres do município tenham acesso a um atendimento de excelência e possam se prevenir contra essas doenças.
Na última quinta-feira (6), o Centro de Atendimento Integrado de Atendimento à Mulher (CAISM) passou a contar com um mamógrafo de última geração para realização de exames. O início da realização dos exames coincidiu com o lançamento da campanha “Outubro Rosa”, que contará com diversas ações a serem realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, como panfletagem, palestras e coleta de preventivo em fazendas e empresas, e realização de coleta em horário estendido durante o mês de outubro.
A secretária municipal de Saúde e vice-prefeita Edna Queiroz da Silva, classificou a aquisição do mamógrafo como muito importante, pois o aparelho vai aumentar o suporte às mulheres e evitar que elas tenham que se deslocar para cidades como Rondonópolis ou Cuiabá para fazerem a mamografia, exame fundamental para o diagnóstico preciso do câncer de mama.
“Sem dúvida o mamógrafo é um reforço excepcional e muito importante nesse momento, que é justamente de se prevenir o problema. É justamente trabalhar com a prevenção que nós queremos”, disse ela.
Na tarde de quinta-feira, entre 17h00 e 20 horas, 20 mulheres fizeram o exame no CAISM, que funciona anexo ao Complexo de Atendimento Especializado e Diagnóstico Cyrio Shenkel. A partir da próxima segunda-feira (10), dez exames serão realizados por dia, sempre no período da manhã.
A secretária destacou que todas as quartas-feiras, durante o mês de outubro, serão feitas coletas de preventivo no período noturno nas Unidades Básicas de Saúde da área urbana. “Justamente para que nós possamos alcançar aquelas mulheres que não podem fazer a coleta durante o dia devido ao trabalho”, frisou. “Porém, além de todos esses recursos e esses cuidados, nós precisamos que você, mulher, venha até nós. Nós estamos prontos para atendê-la”, completou.
Geni Martins Barbosa foi uma das primeiras pacientes a realizar a mamografia nesta quinta-feira no CAISM e aprovou a iniciativa da Prefeitura em adquirir o mamógrafo. “Foi ótimo”, disse ela. “Eu tenho que fazer [o exame] todos os anos e tenho que ser acompanhada. Estou feliz”, disse ela.
Moradora do bairro Jupiara, Fátima Aparecida Pepe também destacou a iniciativa da Administração Municipal na aquisição do equipamento. “Estou muito feliz”, disse ela. “Antes tínhamos que ir de ônibus a Rondonópolis ou Cuiabá. Agora é outra coisa. Estou muito feliz e fico mais tranquila”, enfatizou.
Lorrayne dos Santos de Castro Marcelino foi diagnosticada com nódulos nos seios e somente com a mamografia será capaz de identificar se são malignos ou não. Ela, que até pouco tempo morava em Cuiabá, se surpreendeu com a oferta do exame em Campo Verde e elogiou a qualidade do atendimento ofertado à população. “Graças a Deus eu nunca tive problema com a Saúde de Campo Verde, sempre foi de excelência”, frisou.
Conforme explicou a secretária municipal de Saúde, a coleta de preventivo em fazendas e grandes empresas, será feita por uma unidade móvel instalada em um ônibus.
O prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira comentou que o “Outubro Rosa” é uma forma de chamar a atenção sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, e as ações programadas pela Secretaria Municipal de Saúde, aliadas à aquisição do mamógrafo, vão de encontro ao que objetiva a campanha, que é despertar a conscientização da população sobre a importância da prevenção.
“E Campo Verde agora conta com um mamógrafo em pleno funcionamento e também horário estendido nas UBS para que as mulheres possam ir à noite fazer a coleta e manter esse preventivo intenso. Sabemos o quanto é importante a prevenção para essa área, pois aumenta sobremaneira a eficiência de cura e é por isso que é importante investirmos na prevenção, fazer as coletas e termos esse tratamento”, disse o prefeito.
Acompanhe abaixo o calendário de coleta programado pela Secretaria Municipal de Saúde
Dias 5, 11, 19 e 26 de outubro, em todas as Unidades de Saúde da área urbana, das 17h00 às 20h00;
Dia 17/10: Assentamento Dom Osório, das 8h00 às 16h00;
Dia 18/10: Assentamento Santo Antônio da Fartura, das 8h00 às 16h00;
Dia 19/10: Comunidade Limeira, das 7h30 às 10h00;
Dia 19/10: Assentamento 28 de Outubro, das 13h30 às 16h00;
Dia 20/10: Agrovila João Ponce de Arruda, das 7h30 às 10h00;
Dia 20/10: Assentamento 14 de Agosto, das 13h30 às 16h00;
Dia 21/10: Comunidade Mata Grande, das 8h00 às 10h00;