A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde realizou no último dia 20 de agosto, o “Dia D” de Vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite). 55% das crianças com idade entre 1 ano e menos de cinco foram vacinadas. A meta é imunizar 3,1 mil crianças ou pelo menos 95% desse total.
Como forma de aumentar o índice de imunização e atingir um número maior de crianças, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, uma ação estratégia que consiste na busca ativa nas escolas e creches do Município.
Nesta quinta-feira, equipes das Unidades Básicas de Saúde começaram a visitar os estabelecimentos de ensino para fazer a imunização dos alunos, que se estenderá até amanhã (16), nos períodos da manhã e à tarde.
Mãe da pequena Alice, aluna da Creche Francisco Tirado de Aragão filho, Amanda Caroline Azevedo aprovou a iniciativa da SMS e aproveitou para imunizar a filha.
Amanda explicou que no “Dia D”, Alice se recuperava de uma cirurgia de adenoide e não pode ser levada até uma UBS para ser imunizada. “Mas ela tem o esquema de vacinação completo”, salientou a mãe.
O que é a poliomielite?
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença aguda contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves pode provocar paralisia nos membros inferiores. A única forma de prevenir a doença é a vacinação.
Contágio
A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou pelo contato com alguém infectado.
Em alguns casos, a doença é assintomática, ou seja, não apresentam sintomas.