Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, estão realizando a imunização contra raiva em cães e gatos na zona rural do município. O trabalho foi iniciado no dia 27 de julho no Assentamento Santo Antônio da Fartura e atualmente está concentrado no assentamento Dom Osório.
Conforme informou o coordenador da Vigilância Ambiental, Kaio Cesar Neves Oliveira, a meta é imunizar 13.018 animais com idade acima de 3 meses. O dia 10 de setembro será o “Dia D” da vacinação, com a imunização sendo feita em todos os PSF´s da área urbana, das 8h00 às 18h00.
Haverá também pontos de vacinação na Praça da Bíblia (Ayrton Senna), na Praça São João Paulo II; na esquina da Avenida Mato Grosso com a Avenida Eugênio Prati; no residencial Greenville, e na esquina da Avenida Beija Flor com a São Cristóvão, no bairro Recanto dos Pássaros.
Conforme informou Kaio Cesar, as fêmeas prenhas também devem ser imunizadas. Ele recomenda que, para aumentar a segurança, os animais sejam levados aos postos de vacinação por adultos.
O que é a raiva?
A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.
Transmissão
A transmissão da raiva ocorre quando os vírus da raiva existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Em Campo Verde nunca foi registrado casos de raiva humana.
Sintomas
Nos animais contaminados pelo vírus da raiva, normalmente ocorrem os seguintes sintomas: dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares, paralisia das patas traseiras.