A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde está realizando mais um mutirão de cirurgia oftalmológica. Os procedimentos estão sendo realizados nesta sexta-feira (12) no Complexo de Atenção Especializada e Diagnóstico (CAED) Cyrio Schenkel por uma equipe do Hospital de Olhos de Cuiabá, formada por uma cirurgiã, enfermeira e técnico de enfermagem. Também estão atuando no mutirão, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos da SMS, lotados no Centro de Especialidades Médicas.
De acordo com a gerente de Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Saúde, Jaqueline Hübner, serão realizadas 60 cirurgias de pterígio. 30 pacientes foram atendidos no período da manhã e 30 estão sendo atendidos no período da tarde. O pterígio é uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea, prejudicando a visão.
Jaqueline Hübner lembrou que esta é a segunda ação dessa natureza realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. A Primeira foi no ano passado, quando foram atendidos 62 pacientes. “E tivemos bastante êxito, por isso estamos repetindo, tendo em vista que a nossa demanda sempre tem aumentado”, observou ela.
Em nome da secretária de Saúde Edna Queiros, a gerente de Gestão Estratégica, falou da satisfação que está sendo trabalhar com os pacientes e ver o resultado desse trabalho refletido no bem-estar deles.
“Nós estamos muito contentes porque temos trabalhado com empenho e temos visto o resultado desse trabalho. E é uma satisfação ver o paciente bem, saudável, enxergando novamente ou tendo suas patologias sanadas. Esse é o início de muitas atividades de saúde que nós vamos desenvolver dentro dessa gestão 2021-2024”, ressaltou.
Responsável pela execução dos procedimentos cirúrgicos, a médica Ariane Aléssio, classificou como importante a iniciativa da Secretaria de Saúde de Campo Verde em promover o mutirão cirúrgico, que, de acordo com ela, é uma forma de proporcionar de uma forma mais rápida, o acesso ao tratamento.