Professores e gestores da rede municipal de ensino, que atuam no Atendimento Educacional Especializado, estão participando nesta quinta-feira (28) de uma formação voltada ao atendimento de alunos autistas e surdos.
A formação está sendo ministrada no Centro Educacional Paulo Freire pela professora Lucineide Magalhães, do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial. 35 professores e gestores estão participando. No período da manhã, os trabalhos tiveram como foco os alunos surdos e à tarde foram voltados ao autista.
De acordo com Talita Sales, coordenadora municipal de Educação Especial, a formação dos professores tem como objetivo, proporcionar uma inclusão integral do aluno com deficiência. “O objetivo dessa capacitação é fomentar a Educação Especial de uma forma mais inclusiva, de forma que os professores possam atender os nossos alunos da melhor forma possível”.
Ela também destacou que, especialmente os alunos autistas, devem ser tratados de forma diferenciada. “Eles têm de ser atendidos de uma forma integral, não apenas como inclusão, mas também de uma forma com que ele se sinta parte integrada da escola, se sinta acolhido e que esse atendimento seja feito com qualidade. Esse é o objetivo dessa formação que está acontecendo hoje”, disse ela.