Quando se está com um problema ou em uma situação delicada, nada melhor que contar com o apoio, com o acolhimento e com uma palavra amiga que deem ânimo para seguir adiante.
Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde promoveu na tarde desta quarta-feira (27) uma tarde de “humanização e serviços assistenciais” a pacientes que estão fazendo ou que já passaram por tratamento oncológico.
Durante o evento, realizado na sede da Associação dos Servidores Municipais (ASSEMCAV), foram realizadas palestras ministradas por assistentes sociais da Oncolog, de Cuiabá, clínica especializada na prevenção e tratamento do câncer, e pelo ministro da Paróquia São Cristóvão, Eduardo Gomes. Os temas abordados foram relacionados a humanização do atendimento, aos direitos dos pacientes oncológicos e ao aumento da autoestima.
Para a assistente social da Oncolog, de Cuiabá, Alessandra Vasco, encontros como o que foi realizado nesta quarta-feira contribuem de várias formas com o paciente. “Para ele saber o que ele deve fazer, onde ir, quais exames ele tem que fazer, quais são seus direitos”, disse ela. “Para a Secretaria de Saúde, o ganho é o acompanhamento do paciente, poder saber como ele está”, completou.
Secretária Municipal de Saúde e vice-prefeita, Edna Queiroz ressaltou que o encontro proporcionou momentos de convivência, de interação e de troca de experiência que aumentam a autoestima e dão força aos pacientes.
“A gente traz a humanização, o respeito, o acolhimento”, destacou a ela. “São pessoas que já passam por um dia-a-dia de muita luta”, continuou. “E hoje, aqui, elas estão com outros colegas, elas vão falar com pessoas que também já trazem esse problema”, completou. “Esse acolhimento, na verdade, é para que as pessoas compartilhem sua rotina, seu dia-a-dia, as dificuldades que têm, eles conversam, debatem. Nós trabalhamos a autoconfiança, a humanização. Enquanto Secretaria de Saúde, nós temos a responsabilidade de caminhar com eles”, finalizou.
Depois de enfrentar a quimioterapia para tratar um câncer de mama, Marlene Maria Pereira é um exemplo de autoconfiança e elogiou a realização do encontro. “É muito bom. As palestras são muito importantes pra gente”, disse.
A Secretária de Saúde Edna Queiroz informou que com a redução dos casos de contágio pelo novo corona vírus, encontros como os desta quarta-feira acontecerão com mais frequência. Após as palestras, os participantes receberam brindes e participaram de um café da tarde