Acontece a 3ª edição da FLI Verde – Feira Literária de Campo Verde. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura promove a integração cultural através de apresentações de “contação” de histórias, música, exposição de artes e incentivo à leitura com cerca de 6 mil títulos à preços acessíveis. A feira está sendo realizada na Praça São João Paulo II, no centro, das 08h às 11h e das 13h às 17h, esta terça-feira (31) é o último dia.
O projeto Inclusão Literária, idealizado e realizado pelo mestre da cultura mato-grossense Clóvis de Matos, também é destaque da FLI Verde com ações de incentivo à leitura.
“É um prazer participar desse evento. Toda vez que me chamam, eu desmarco meus compromissos e venho participar. Eu acho que mais cidades deveriam fazer isso. Campo Verde é um exemplo por ter iniciado a feira e ter dado continuidade ao projeto. Eu conheço municípios que começaram e pararam, não tiveram coragem de seguir em frente. Aqui em Campo Verde é a terceira ou quarta vez que eu venho participar de movimentos literários. Eu acho fantástico”, conta.
Nesta segunda-feira (30), o evento contou com a participação da etnia Bacairi, autodenominada CURA, que significa: gente. O grupo indígena da região de Paranatinga fez duas apresentações. A dança cultural Sagrado e Cantoria dos Peixes, uma alusão ao reino dos peixes que habitam os rios de Mato Grosso.
Para o professor de linguagem artística e literatura, Luiz Apacano, representante da etnia, é um prazer participar de um evento que reconhece a cultura dos povos indígenas.
“Hoje nossa cultura está sendo reconhecida graças a Deus. Existem algumas autoridades que reconhecem a nossa cultura, reconhecem o nosso povo, a nossa história brasileira. O povo Bacairi também é o nosso Brasil. Por isso, é importante a gente participar desse evento maravilhoso e ver o reconhecimento das nossas histórias, nossas línguas, nossos costumes e nossas tradições”, agradece.
Quem comparecer ao evento, também poderá aproveitar o Cinema Itinerante, uma atividade extra com a exibição de filmes educativos e inclusivos para as crianças de escolas públicas.