A parceria firmada entre a Prefeitura de Campo Verde, Corpo de Bombeiros e entidades ligadas aos produtores rurais da cidade durante o período de estiagem deste ano, atuou em mais de 50% das ocorrências de incêndios registradas nos últimos três meses nas áreas rurais.
A Prefeitura de Campo Verde deixou à disposição do Corpo de Bombeiros três caminhões-pipa que já são utilizados nos serviços urbanos, 24 horas por dia. Além disso, as entidades financiaram o aluguel de um caminhão adaptado para as áreas rurais – traçado e com jatos maiores e direcionados de água – para chegar às áreas de difícil acesso.
O caminhão contou com o motorista Claudemiro, que ficou 24 horas à disposição e sob coordenação do Corpo de Bombeiros para atender as chamadas.
Do total de 149 ocorrências registradas em Campo Verde neste período, o caminhão atuou em 75 delas.
“Foi uma parceria muito importante. Teve um saldo amplamente positivo, atuando em mais de 50% das ocorrências. Isso traz a certeza de que realmente foi muito útil e bem utilizado. No período de estiagem temos muitas ocorrências que acontecem simultaneamente e acabavam algumas ocorrências aguardando para ser atendidas. O caminhão veio justamente para corrigir essa deficiência. Tivemos um recurso a mais, tivemos mais gente trabalhando e isso trouxe um tempo de resposta muito melhor”, avaliou o Tenente Marinho, subcomandante do Corpo de Bombeiros em Campo Verde.
Através da Secretaria Integrada de Apoio à Segurança Pública, a Prefeitura de Campo Verde também organizou a cidade em quatro quadrantes, de acordo com as regiões, de modo a otimizar as ocorrências de incêndio.
Grupos de WhatsApp foram formados, com a participação dos produtores rurais de cada região, Corpo de Bombeiros e Prefeitura, acelerando o atendimento das ocorrências, além de garantir conhecimento sobre a área atingida, eliminando as queimadas ainda mais rápido.
“O número de ocorrências não diminuiu, mas tivemos uma estrutura melhor para atender. Foi muito positivo, criamos os quadrantes e sempre que tinha a informação de algum incêndio, automaticamente essa informação já era difundida. Assim otimizou o trabalho e rapidamente o socorro chegava com a força necessária”, explicou a secretária de Apoio à Segurança Pública, Viviane Bernardino.
Os produtores rurais foram representados pelo Sindicato Rural, Aprosoja, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), Senar, CooperVerde e CooperFibra.
“Foram ótimos resultados. Soluções rápidas a cada ocorrência. Uma grande eficiência com todo mundo trabalhando, informação rápida e equipes treinadas. Esse trabalho foi muito importante, com ajuda das entidades, e nos próximos anos deve ser ainda melhor”, afirmou Cláudio Librelotto, representante da Aprosoja.