Nos próximos dias o Ministério da Saúde deve autorizar o início da aplicação do reforço das vacinas contra a Covid-19 no Brasil, independente de qual imunizante foi aplicado nas primeiras doses (Coronavac, Pfizer, Astrazêneca ou Janssen).
Em nota técnica já divulgada, o órgão determinou que recebam a dose extra: pessoas com mais de 70 anos e também as pessoas imunossuprimidas. Para o reforço, serão usadas as vacinas da Pfizer, Astrazêneca e Janssen.
As pessoas de 70 anos ou mais deverão receber o reforço apenas 6 meses após a última dose administrada. Para os imunossuprimidos, o prazo mínimo é de 28 dias após a última dose recebida.
De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica de Campo Verde, Patrícia Alcântara, “os imunossuprimidos são pessoas que têm um comprometimento severo no sistema imunológico, como portadores do HIV, Lúpus, esclerose múltipla, doenças autoimunes e outras” (veja lista abaixo).
A previsão inicial é que o reforço seja liberado na segunda quinzena de setembro. Conforme chegarem as doses destinadas a este público, a Secretaria Municipal de Saúde começa a vacinação.
“O município precisa receber essas doses do Ministério da Saúde e, assim que tudo se concretizar, vamos anunciar através da imprensa e das redes sociais que as pessoas podem estar se dirigindo ao CAI para receber a 3° dose”, explica Patrícia.
Veja a lista de doenças com alto grau de imunossupressão:
I – Imunodeficiência primária grave;
II – Quimioterapia para câncer;
III – Transplantados de órgãos sólidos em uso de drogas imunossupressoras;
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,
por ≥14 dias;
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
VII – Pacientes em hemodiálise;
VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Vacinação continua
A vacinação contra a Covid-19 continua seu cronograma em Campo Verde. Esta semana, está sendo feita a aplicação das segundas doses de todos que já estão programados para as três vacinas liberadas: Coronavac, Pfizer, Astrazêneca.
No último sábado (11), teve início a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, para aqueles com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas (que tiveram filhos há no máximo 45 dias).
De acordo com o secretário de Saúde de Campo Verde, Luiz Arthur Zimmermann Antônio, nos próximos dias deve ser liberada a vacinação para adolescentes sem comorbidades.
A vacinação ocorre no Centro de Atendimento ao Idoso (CAI), bairro Bordas do Lago, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.