A Prefeitura de Campo Verde, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Esportes, sediou quatro eventos simultâneos nos esportes, mantendo uma agenda intensa na semana passada. Foram disputas nos Jogos Escolares Mato-grossenses, categoria Judô; Campeonato Estadual de Judô; Festival de Capoeira; e Circuito Municipal de Laço Comprido.
Campo Verde sedia os Jogos Escolares Mato-grossenses desde o dia 17 de setembro, quando recebeu a etapa de Handebol. Na última sexta-feira (24), recebeu equipes de 24 cidades para disputar no Judô.
No sábado (25), foi a vez do Campeonato Estadual de Judô, com seletiva para o Campeonato Brasileiro, que ocorre em outubro e novembro. Nesta etapa, dezenas de alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Verde) participaram de um festival, com lutas ilustrativas.
“A gente agradece ao esporte, pois ele tira a pessoa da zona de conforto, insere na sociedade e traz dignidade. Mostra que todo mundo tem potencial, basta acreditar e dar oportunidade”, afirmou a professora Rosilene Schabbach, diretora da APAE.
O prefeito Alexandre Lopes compareceu ao evento e participou de uma luta ilustrativa com Jefinho, lutador da APAE, que venceu o gestor no tatame.
“É uma satisfação receber todos, num evento tão grande e bem feito. Parabéns a todos que tem contribuído para que o Esporte se realize. Nesse momento apresentamos as nossas crianças da APAE e parabenizo pela iniciativa de trazê-los e permitir que participem disso. Hoje eu perdi pro Jefinho, mas vou treinar mais”, brincou o prefeito.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Cleberson Rodrigues Gonçalves de Oliveira, o Clebinho do Judô, é Sensei e um dos organizadores do evento.
“Agradeço a todos os pais e os professores, agradeço a presença de cada um, sabemos que não é um momento fácil e muitas cidades ainda não liberaram eventos. Quero agradecer também à gestão, por estar dando todo apoio não só ao esporte, mas também ao enfrentamento dessa pandemia, que graças ao devido embate e ao investimento do dinheiro público de forma correta, vamos poder voltar à normalidade desses eventos em breve”, disse o Sensei, em seu discurso.
No Festival de Capoeira, realizado no sábado (25), o grupo Social Abadá-Capoeira Campo Verde, coordenado pelo mestre Fumaça, comemorou seus 20 anos de atuação na cidade, período em que colaborou para mudar a realidade de centenas de jovens.
“Não se faz 20 anos de qualquer maneira. Iniciativas como essas mudam a vida de uma pessoa que, em algum momento, pensou fazer algo que não seria correto. O esporte vem e preenche esse espaço. Agradecemos de coração o grupo, parabenizamos e torcemos para que esse movimento continue ainda por muito tempo”, disse o prefeito, ao participar do evento.
Já a primeira etapa do Circuito Municipal do Laço ocorreu no Parque de Exposições, no sábado e domingo (25 e 26). Todos os participantes são de Campo Verde e disputaram em várias categorias. O evento reuniu dezenas de famílias e já é tradição na cidade.
“Essa semana está sendo muito especial para nós. Primeiro porque retomamos algumas ações depois da pandemia. O primeiro evento de Judô do Estado aconteceu em Campo Verde. Também os Jogos Escolares no Judô, semana passada foi Handebol. Ontem tivemos a primeira Mostra de Dança e agora esse show que vimos, na Capoeira e na Prova do Laço. Depois da educação, esporte e cultura são instrumentos de transformação”, afirmou o prefeito Alexandre Lopes.
A secretária de Cultura, Lazer e Esportes de Campo Verde, Izaurides Kesia, destacou a importância dos esportes na vida de todas as pessoas. “Estamos encerrando uma semana intensa de atividades esportivas, o que nos gera grande satisfação, pois somos conhecedores do momento que vivemos e quão importante é a manutenção da prática esportiva nesse cenário. Quero agradecer a toda a equipe da Secretaria, que vem se desdobrando para garantir um retorno seguro e parabenizar a gestão municipal por entender a necessidade de todo esse movimento para os munícipes amantes, praticantes ou fiéis espectadores do esporte. O esporte faz bem à saúde mental e física.”