Campo Verde é um dos polos brasileiros escolhidos para receber o projeto “Conhecendo os ODS” (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), patrocinado pela Bayer e realizado pela NTICS Projetos, que tem por objetivo mostrar como é possível melhorar o mundo a partir de ações simples do dia a dia.
Mais do que atividades ligadas ao meio ambiente, o projeto integra o compromisso assumido na Agenda 2030, um plano de ação da ONU (Organização das Nações Unidas) para garantir um planeta saudável e uma vida mais digna para as gerações futuras.
Todas as ações serão realizadas através de plataforma digital e todo o material disponibilizado poderá ser utilizado pelos professores durante o ano letivo. Além disso, os participantes receberão certificado e concorrerão a prêmios.
O workshop para os professores acontece no dia 26 de agosto em dois horários, às 10h e às 15h. As oficinas serão disponibilizadas para alunos de 6 a 12 anos com atividades lúdicas como jogos, pesca interativa, peça teatral, entre outras ações. Também serão disponibilizadas duas turmas no dia 30 de agosto, das 10h às 11h e das 14h às 15h.
No total, 13 escolas da rede municipal de Educação de Campo Verde estão participando da oficina, com 40 professores das diversas unidades. Alunos também podem participar e as inscrições estão abertas.
“Pensar a educação com responsabilidade é papel da Secretaria Municipal de Educação de Campo Verde, por isso temos intensificado nossas ações visando implementar a educação de forma coerente. A partir dessa dinâmica, trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é um dos focos, pois pensamos numa educação atual, com perspectiva de vivencia e de impacto no mundo. Acreditamos que, se produzimos educação para melhorar o nosso entorno e também o planeta, não podemos deixar de mencionar a responsabilidade que temos de produzir ações significativas para a vida, tais como os 17 objetivos pactuados para produzir um mundo melhor”, explica a secretária municipal de Educação, Simoni Borges.
Ao todo, são 17 objetivos sustentáveis compondo a Agenda 2030, dos quais sete serão trabalhados com professores e alunos em Campo Verde. São eles: Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Água Potável e Saneamento, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Vida Terrestre e Parcerias e Implementação.
“Tenho certeza que a equipe da Educação de Campo Verde tem consciência da importância desses objetivos e vê essa oportunidade ofertada pela Bayer, em conjunto com a NTICs, como um momento especial de aprendizagem e de fortalecimento dos propósitos em defender um mundo melhor a partir da educação. Não tenho dúvida que nossa equipe participará do evento com muita responsabilidade e a partir disso produzirá excelentes ações em nossas escolas conjuntamente com nossas crianças, que também serão contemplados na formação proposta para os dias 29 e 30 de agosto de 2021”, afirma Simoni.
“O que fazemos hoje impacta diretamente a vida de nossos filhos, netos, bisnetos, por isso temos que ser responsáveis e multiplicadores de ações conscientes”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e Sustentabilidade ESG na NTICS Global e Sustainable Business.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://linktr.ee/odsnasescolas.bayer.
O processo de seleção dos municípios que integram o projeto Conhecendo os ODS é feito através de indicação pelas empresas parceiras. No caso de Campo Verde, a indicação foi feita pela Bayer.
“Pela grandeza dessa ação, faz todo o sentido que indiquemos uma cidade onde temos unidade de produção. Já conduzimos uma série de projetos internos para promover o engajamento com a comunidade. Acreditamos que, se cada um cuidar do seu entorno, exatamente como é proposto, podemos efetivamente melhorar o planeta e contribuir para o desenvolvimento sustentável”, comenta Jaime Oliveira, Diretor de Assuntos Governamentais e Sustentabilidade da Bayer Brasil.
Entre agosto e outubro deste ano, outras 20 cidades receberão o projeto Conhecendo os ODS.