O prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, participou do 1º Congresso Nacional das Feconsegs e Consegs, realizado em Chapada dos Guimarães, no sábado (28). Na ocasião, foi debatida a importância da atuação das polícias comunitárias, atuando como um elo de ligação com a administração pública.
O congresso reuniu as autoridades de segurança e integrantes dos conselhos comunitários dos municípios. Em Campo Verde, pela primeira vez, foi instituída a Secretaria Integrada de Apoio à Segurança Pública, um reforço à segurança no âmbito municipal.
O Conselho Comunitário de Segurança de Campo Verde (Conseg) foi instituído em abril deste ano e já atua junto à população, elencando demandas e repassando à Prefeitura Municipal, sugerindo soluções.
“É uma forma de atuar nos trabalhos de prevenção à criminalidade, com a participação da sociedade”, explica o presidente do Conseg Campo Verde, Antônio Aparecido Toneto.
O evento reuniu os conselhos comunitários de todo o Brasil, com programação que durou o dia todo. Foram realizadas palestras, encontro das forças de segurança e secretarias, e também um debate com a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
“Esse é um momento muito importante de debater segurança pública. Campo Verde saiu na frente criando sua própria Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública e o Conseg tem importância muito grande nesse cenário, pois muitas vezes chega onde a gestão pública não consegue chegar. É um elo fundamental para uma boa administração nesse setor”, afirmou o prefeito Alexandre Lopes.