O projeto arquitetônico da nova delegacia de Campo Verde foi apresentado na Diretoria-Geral da Polícia Civil pelo presidente da Federação dos Conselhos de Segurança Pública de Mato Grosso (Feconseg), Danilo Moraes, e pela Secretaria de Segurança Pública do município.
Além da apresentação do projeto da nova unidade, a reunião realizada com o delegado-geral, Mário Dermeval, e membros da diretoria teve o objetivo de apresentar o novo Conseg de Campo Verde, criado recentemente para aquisição de recursos e acompanhamento das obras da nova estrutura.
O projeto arquitetônico e de engenharia e orçamentos da obra foram feitos por um engenheiro membro do Conselho Comunitário de Segurança, que fez o material inteiramente sem custos.
Atualmente, a Delegacia de Campo Verde funciona em um imóvel antigo que pertence à Prefeitura. Através de uma permuta, a prefeitura cedeu ao Estado uma área de 2,7 mil metros, que foi murada com recursos da sociedade civil organizada e de apreensões realizadas pela própria Polícia Civil, onde será construída a nova delegacia.
O presidente da Feconseg-MT, Danilo Correa de Moraes, destacou que uma das maiores dificuldades para construção da tão sonhada Delegacia de Campo Verde era o fato de não existir um Conseg na cidade para realização de parceria, especialmente para a distribuição de recursos oriundos de TAC para construir o prédio.
“Hoje estamos aqui para apresentar o Conselho de Segurança Pública de Campo Verde, legalizado e de direito de fato, para trabalhar em parceria com as Forças de Segurança, e trazer a inovações para área como a construção da nova delegacia da Polícia Civil no município”, disse.
Segundo a escrivã de polícia e atual secretária municipal de apoio à Segurança Pública de Campo Verde, Viviane Bernardino Ferreira, a primeira ação no cargo foi a criação de um conselho comunitário de segurança independente, devidamente constituído com CNPJ e conta bancária para buscar recursos para construção da nova delegacia.
Após a apresentação do conselho, foi solicitada a anuência da diretoria para que o grupo esteja à frente da construção da delegacia agindo em prol da instituição buscando recursos.
“Com isso nós, formalizamos e legalizamos o conselho e apresentamos ao delegado-geral o Conseg formado e também apresentamos a planta da tão sonhada delegacia de Campo Verde. A partir de agora, com aprovação da Diretoria-Geral, será dado início às obras inclusive com o valor em caixa do Conseg, que é de aproximadamente R$ 210 mil”, disse.
O valor final das obras da nova delegacia está estimado em R$ 2,1 milhões. A prefeitura já sinalizou positivo em relação à devolução da parte do duodécimo da Câmara dos Vereadores para subsidiar a construção da unidade.
A Polícia Civil e o Conseg buscam outras parcerias, com o Ministério Público, Poder Judiciário, para angariar recursos para subsidiar as obras que será feita em módulos para a sua conclusão.
O delegado-geral, Mário Dermeval, ficou impressionado com a equipe e com tudo que já foi alcançado até o momento. “É um momento de mudanças e crescimento para a Polícia Civil, em que estamos buscando estrutura mais adequada e melhores condições de trabalho para os nossos policiais. O que nos foi apresentado é um trabalho grandioso que mostra que o Conseg de Campo Verde já está fazendo a diferença para a segurança pública do município”, disse.
Participaram da reunião o delegado-geral adjunto, Gianmarco Paccola, diretor de interior Walfrido Franklim do Nascimento, o diretor de Atividades Especiais, Fernando Vasco Spinelli, o delegado de Campo Verde, Romildo Nogueira da Foncesca o presidente do Conseg de Campo Verde, Antonio Aparecido Toneto, e os membros da Polícia Comunitária, Gaspar e Amilton.