A Prefeitura de Campo Verde sai na frente e implantou, neste mês, o programa E-Social, seguindo recomendação do Ministério do Trabalho, com objetivo de melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos mais de 1.200 servidores municipais. Estão em desenvolvimento os Programas de Saúde e Segurança do Trabalho.
Desde a última semana, a empresa vencedora da licitação, a SESTVIDA, tem realizado as avaliações quantitativas e qualitativas em todas as secretarias.
São avaliados fatores de risco, como ruídos, emissão de gases e poeira, vapores, temperatura e vários outros. A partir dos estudos, são emitidos laudos sobre as condições de trabalho. Com o resultado, a Prefeitura de Campo Verde adotará medidas preventivas, através de investimentos, proporcionando melhores condições de Saúde e Segurança no Trabalho dos servidores.
Também com os relatórios e laudos em mãos, será possível definir a necessidade de pagamento de direitos como insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial.
“Essa iniciativa garante aos servidores o direito de receber adequadamente sua insalubridade, periculosidade, seu direto à aposentadoria especial. O uso adequado de cada Equipamento de Proteção Individual (EPI), conforme o risco de cada função, trabalhando na prevenção dos acidentes. Trabalhar também a motivação, pois eles sabem que a saúde deles está sendo preservada, cuidada e vista pela gestão”, explicou a coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho da Prefeitura, Sônia Cardoso Tofolette.
O secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Claudilei Borges, ressalta o objetivo de uma gestão humanizada em Campo Verde. Pensando nisso, a cidade é uma das primeiras em Mato Grosso a implantar esse sistema.
“O nosso maior patrimônio são os servidores. Temos que investir na qualidade de vida, na Segurança do Trabalho proporcionar uma boa segurança. O intuito é que o servidor venha trabalhar satisfeito e volte para casa satisfeito. Não queremos que ele volte para casa machucado, acidentado. Tem que voltar bem para sua família e o que estamos proporcionando é isso. É um trabalho em que Campo Verde está sendo pioneira, não existia um trabalho com esse foco e qualidade. O que essa administração mais quer é humanizar isso, trazer esses benefícios para o servidor”, explicou.
Além de melhorar o ambiente de trabalho e neutralizar os riscos, o programa também vai trazer capacitação e qualificação. “Esse trabalho é de consultoria e assessoria. Vamos poder melhorar a estrutura, mas também proporcionar treinamentos, qualificação, instrução para que os servidores desenvolvam a qualidade do trabalho e isso volta em benefício para a população”, afirma Claudilei Borges.
O engenheiro de segurança no trabalho, Jamil Jerônimo, da SESTVIDA, explica como funciona o trabalho, que já passou por algumas unidades da Educação e da Saúde e agora está acontecendo na Secretaria de Obras do Município.
“Fazemos toda a coleta dos dados e enviamos para os laboratórios, tanto os exames clínicos nos servidores, quanto as medições no local de trabalho. Esses diagnósticos são comparados e adequados aos protocolos do Ministério do Trabalho e os trazemos à Prefeitura, que investe nas adequações do que for necessário.”
“Estamos aqui para somar. A segurança no trabalho anda junto com o setor de Recursos Humanos e a Prefeitura de Campo Verde tem essa visão. Já tem outras iniciativas acontecendo neste sentido no município e agora chegamos com mais esse programa. Cada acidente do trabalho tem custo para a gestão e também para a população, além do próprio servidor, que fica prejudicado. Então trabalhamos na prevenção e também na melhoria do ambiente de trabalho”, explicou o técnico em segurança do trabalho da SESTVIDA, Marcos Paulo Ferreira.