A Prefeitura de Campo Verde, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou neste 18 de Maio, “Dia D” da luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, um “pit stop” na Avenida Brasil, com adesivagem de carros, para incentivar a população a denunciar esse tipo de crime.
A equipe da Secretaria de Assistência Social preparou adesivos com a mensagem: “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie”, indicando que as pessoas procurem o Conselho Tutelar da cidade ou liguem para o Disque 100, telefone nacional para denúncias sobre exploração sexual infantil. Centenas de carros foram adesivados durante a tarde.
Para a secretária de Assistência Social e primeira-dama de Campo Verde, Rosi Borges, a conscientização sobre gravidade desses crimes deve chegar a todas as famílias.
“Um levantamento publicado essa semana aponta que uma criança é abusada sexualmente a cada 8 horas em Mato Grosso. Isso precisa mudar. É assustador. Precisamos estar atentos às mudanças de comportamento, redobrar a atenção e os cuidados. Precisamos cuidar de nossas crianças. É como diz a campanha: esquecer é permitir. Lembrar é combater!”, afirma Rosi.
Além do “pit stop” realizado nesta terça-feira (18), outras ações estão em andamento em Campo Verde. Palestras com agentes de saúde, que muitas vezes são a porta de entrada para que essas situações venham à tona, ocorrem desde a semana passada nos Postos de Saúde da Família (PSF). Na Educação também foi feito um trabalho pedagógico, junto aos professores e às crianças da rede municipal, pela conscientização.
Conhecida como “Maio Laranja”, a campanha também conta com carro de som pela cidade, alertando sobre os possíveis sinais – e consequências – do abuso sexual infantil, além de flores e faixas em pontos estratégicos, para alertar sobre a situação vivida em muitas famílias.
A campanha 18 de Maio – Faça Bonito é uma parceria entre Governo Federal, Estados e Municípios, Conselho Tutelar, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas, Cras), Poder Judiciário, Ministério Público e órgãos fiscalizadores.
Canais de denúncia
Se você está ciente, percebeu sinais ou desconfia de alguma situação de abuso infantil, há várias formas de denunciar. Veja:
> Disque 100;
> (61) 99656-5008;
> (66) 99600-6210;