Em reunião com o ministro das Telecomunicações, Fábio Farias, o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, os deputados estaduais Max Russi e Janaina Riva, e o senador Wellington Fagundes, deram mais um passo rumo à implantação de cobertura de internet 5G para a cidade.
Demanda antiga e necessária, a internet 5G se tornou ainda mais necessária em tempos de pandemia, com a migração de inúmeros serviços para plataformas online, inclusive as aulas nas redes municipal e estadual de ensino.
Em termos de telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga que as empresas de telefonia celular começaram a implantar no fim de 2018. O 5G é o sucessor planejado das redes 4G, que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.
A principal pauta do prefeito Alexandre Lopes é levar esse serviço aos assentamentos rurais, onde a cobertura ainda é bastante precária.
“O tema principal é conectividade, é oferecer a 5G não só para a cidade, mas também para o campo, principalmente os assentamentos rurais de Campo Verde, que precisam de conexão. Nós estamos atrás disso”, afirmou.
A deputada Janaina Riva citou o trabalho do prefeito Alexandre e do senador Wellington Fagundes em buscar apoio pela demanda. Segundo ela, a reunião foi positiva.
“Saímos dessa audiência muito satisfeitos com as informações repassadas pelo ministro, de que as escolas rurais e as comunidades mais longínquas, que hoje não têm acesso à internet, serão amplamente beneficiadas pelo 5G, além da indústria e a telemedicina. Quem tem um trabalho municipalista e vem do interior, como eu, sabe da dificuldade que é a comunicação e o acesso à saúde em algumas localidades e, por meio do 5G esperamos melhorar tudo isso”, afirmou.