A Prefeitura de Campo Verde está em plena campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, marcada pelos eventos de 18 de Maio em todo o Brasil. A campanha vem com o tema “Faça Bonito”, de modo a conscientizar sobre a importância de denunciar esse tipo de crime.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama de Campo Verde, Rosi Borges, diz que é fundamental, desde o nível familiar até os atendimentos em saúde e educação, que a criança seja ouvida, que as mudanças em seu comportamento sejam notadas e providências sejam tomadas.
“A sociedade não pode se calar. A família não pode se calar. Ouçam. Percebam as mudanças de comportamento, redobrem a atenção e os cuidados. Precisamos cuidar de nossas crianças. É como diz a campanha: esquecer é permitir. Lembrar é combater!”, afirma Rosi.
Várias ações estão em andamento na cidade. Palestras com agentes de saúde, que muitas vezes são a porta de entrada para que essas situações venham à tona, ocorrem desde a semana passada nos Postos de Saúde da Família (PSF). Na Educação também foi feito um trabalho pedagógico, junto aos professores e às crianças da rede municipal, pela conscientização.
Conhecida como “Maio Laranja”, a campanha também conta com carro de som pela cidade, alertando sobre os possíveis sinais – e consequências – do abuso sexual infantil, além de flores e faixas em pontos estratégicos, para alertar sobre a situação vivida em muitas famílias.

Nesta terça-feira, “Dia D” da campanha, Rosi e as equipes da Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Educação, Poder Judiciário e Ministério Público realizam um “pit-stop” na Avenida Brasil, principal de Campo Verde. Serão distribuídos panfletos e publicados os canais de denúncia.
“Todas as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável de nossas crianças. Todo cuidado é pouco. É essencial perceber os sinais, conversar, ouvir e que denuncie qualquer abuso que possa estar acontecendo”, conclui Rosi.
A campanha 18 de Maio – Faça Bonito é uma parceria entre Governo Federal, Estados e Municípios, Conselho Tutelar, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas, Cras), Poder Judiciário, Ministério Público e órgãos fiscalizadores.
Canais de denúncia
Se você está ciente, percebeu sinais ou desconfia de alguma situação de abuso infantil, há várias formas de denunciar. Veja:
Disque 100;
> (61) 99656-5008;
> (66) 99600-6210;