Com 40 casos ativos, Secretaria de Saúde alerta para os cuidados com a Covid-19 durante as festa de fim de ano

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (24) pela Secretaria Municipal de Saúde, Campo Verde contabiliza 40 casos ativos de Covid-19. Os números são referentes ao dia 23.

Ainda de acordo com o Boletim, dois pacientes estão internados na UTI Covid do Hospital Municipal Coração de Jesus, um em UTI particular em Cuiabá e um na enfermaria destinada aos contaminados pelo novo coronavírus em Campo Verde. 36 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Secretário municipal de Saúde, Altair Timóteo de Araújo atesta que houve aumento no número de casos da doença durante o mês de dezembro e alerta para a necessidade de a população intensificar os cuidados com a prevenção para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

“Chegamos a ter 11 casos ativos apenas, mas houve um relaxamento por parte da população e os números voltaram a crescer. É preciso que todos se cuidem, seguindo os protocolos de prevenção mesmo durante as festa de final de ano para não corrermos o risco do nosso sistema de saúde entrar em colapso”, alertou Araújo.

De acordo com os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias, além de evitar aglomerações, é necessário o uso de máscara facial, o distanciamento social de pelo menos um metro e meio entre as pessoas e a higienização das mãos com álcool gel. O ato de dividir objetos como copos ou cuias de chimarrão ou tererê também deve ser evitado.

“Temos visto em vários municípios de Mato Grosso e do Brasil que o aumento dos casos de Covid tem colocado a estrutura de saúde em colapso. Precisamos evitar que isso aconteça em Campo Verde e a prevenção é a melhor arma que temos”, enfatizou Araújo.

Mortes

Conforme as informações contidas no Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desde que foi registrado o primeiro caso de Covid-19 em Campo Verde, no dia 15 de junho, 56 pessoas perderam a vida em decorrência da doença.  A última morte foi registrada no dia 21 de dezembro.

Até agora foram registrados 2.843 casos de Covid no município, com 2.747 pacientes recuperados.