Agora, este é o portal oficial da Prefeitura. Se não encontrar o que precisa, acesse o site antigo.

Desafio das Merendeiras foi sucesso e receitas impressionaram os jurados

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook

Realizado no último sábado (5) r pelo segundo ano consecutivo, o Desafio das Merendeiras é um evento promovido pelo SEBRAE/MT e pela Prefeitura de Campo Verde com o objetivo valorizar as profissionais envolvidas no preparo da alimentação escolar e estimular o uso de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

O Desafio, que premia com dinheiro as três primeiras colocadas, visa também garantir uma alimentação mais saudável oferecida aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Este ano, seis cozinheiras disputaram a grande final, que teve como um dos jurados o renomado chefe de cozinha paraense Thiago Castanho.

Castanho, que é considerado pela imprensa internacional como o mais criativo chefe de cozinha do Brasil, destacou a iniciativa de se realizar um evento dessa natureza, justamente por reconhecer a importâncias das merendeiras como profissionais, e a qualidade dos pratos servidos.

“Esse tipo de evento valoriza quem tá na base, que muitas vezes, muita gente acha que tá escondido e, como eu falei mais cedo, é uma profissão que você faz porque não tem outra. Cozinha e salão [de beleza] é mais ou menos isso a mentalidade que as pessoas têm. Um evento como esse valoriza que está na cozinha fazendo a comida de crianças que vão ser o futuro do país”, destacou Castanho.

O cuidado das merendeiras, que buscaram harmonizar os ingredientes levando em conta o sabor e a qualidade nutricional dos alimentos, além do aspecto visual na montagem dos pratos, também chamaram a atenção do chefe, que tem como destaque da sua culinária o uso de ingredientes locais cultivados por pequenos produtores.

“Eu fiquei, de certa forma, emocionado por causa do uso de ingredientes [da agricultura familiar] e da preocupação delas com a saúde do prato final. A gente não viu fritura – teve um prato que teve uma friturinha de leve, então foi algo a se olhar com carinho sobre isso. Demonstra qualidade, demonstra cuidado com quem vai comer. E outra coisa: agradar criança não é fácil”, enfatizou.

O prefeito Fábio Schroeter, um dos grandes entusiasta do Desafio das Merendeiras e que fez questão de acompanhar o preparo dos pratos mesmo não fazendo parte do júri, lembrou que a Rede Municipal de Ensino conta com 5,5 mil alunos e que a merenda escolar possa ser a refeição mais importante do dia.

Então nós fazemos isso com muito amor, com muito carinho, muita dedicação e o resultado ‘tá aí’.  E esse Desafio das merendeiras é justamente pra reconhecer e valorizar o trabalho dessas manipuladoras de alimentos, incentivando também que elas tenham bastante curiosidade, que utilizem mais produtos da agricultura familiar para que a gente tenha uma alimentação mais saudável. Esse programa visa tudo isso”, destacou Fábio.

Além de Thiago Castanho, os jurados do 2º Desafio das Merendeiras foram Sandro Rossi, gerente Conexões Institucionais do SEBRAE/MT, Maria Josiana Ferreira Rocha, dos SEBRAE/PE, Francinne Murielle da Silva Bacelar Lopes, do SEBRAE/AP, e Josemar Marques Barbosa, prefeito de Paranatinga.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook