Prefeito Fábio apresenta o Projeto Verdinho ao Ministério do Meio Ambiente

Desenvolvido em Campo Verde sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com participação da secretaria de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente e da secretaria municipal de Educação e Cultura, o Projeto Recicla Verdinho foi apresentado nesta quarta-feira (2) pelo prefeito Fábio Schroeter ao Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o prefeito, um kit com material informativo do Recicla Verdinho foi entregue ao secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França. “A receptividade ao Projeto foi grande e o secretário ficou impressionado com o que estamos fazendo em Campo Verde, envolvendo alunos, familiares, professores e agricultores familiares na busca por um meio ambiente sustentável e preservado”, disse o prefeito.

Fábio informou que propôs parceria com o Ministério do Meio Ambiente para o fortalecimento e a ampliação do Projeto Recicla Verdinho, e que agora é preciso aguardar a decisão do órgão. O vereador Silvio Eventos e o gerente do Sicred Cerrado – que patrocina o Projeto Verdinho, Jeferson Perejon, acompanharam o prefeito na visita ao Ministério do Meio Ambiente.

O que é o Recicla Verdinho?

O Recicla Verdinho é um projeto que consiste em uma mudança cultural da população por meio das crianças, ensinando a importância da sustentabilidade, aplicando na sua escola, na sua casa, no seu bairro e no seu município.

A educação ambiental apresenta três princípios básicos para os resíduos: reduzir, reutilizar e reciclar. E é dentro desses princípios que o Recicla Verdinho é desenvolvido. A metodologia do Projeto, que está sendo desenvolvido inicialmente com os estudantes do 4º e 5ºano do Centro Educacional Paulo Freire, é simples, porém dinâmica e eficiente.

A cada dez embalagens pet, lata de refrigerante ou cerveja ou embalagem tetra pak, o aluno recebe um voucher no valor de R$ 1. Esse “dinheiro verde” é utilizado na compra de produtos da agricultura familiar comercializados nas feiras livres de Campo Verde. Com isso, as famílias dos alunos economizam, incrementam a alimentação com produtos de qualidade e ainda ajudam preservas o meio ambiente. O Sicred Cerrado é o apoiador financeiro do Projeto e disponibilizou R$ 6 mil o Recicla Verdinho.